Instituto Projeto Neymar Jr. inicia 2ª turma do projeto Jovens Tripulantes em parceria com a Deck4

05/04/2022

No dia 25 de Março demos início oficialmente a 2ª turma do projeto Jovens Tripulantes, que irá formar 120 alunos do Instituto Neymar Jr. acima de 18 anos para trabalharem em navios de cruzeiro pelo mundo na temporada 2022/2023. A parceria de capacitação profissional com o INJR envolve as empresas Deck4, Litoral Plaza Shopping, ISMBR e Costa Crociere.

Durante cerimônia realizada no auditório do Instituto Neymar Jr, o novo grupo de jovens foi apresentado aos representantes das empresas parceiras do programa de formação. O grupo assistiu a uma palestra inaugural para a partir dessa última semana de março dar início às aulas preparatórias.

O Diretor Financeiro do INJR, Altamiro Bezerra, conta que o Jovens Tripulantes é uma oportunidade de continuidade para os jovens que se tornaram adultos dentro do Instituto e entendem o poder de transformação dos benefícios do projeto. “São jovens da comunidade, jovens que vão transformar esse ambiente, que vão se capacitar a partir desse momento e terão uma oportunidade de transformar suas vidas. E, transformando as suas vidas, eles vão transformar a vida da Praia Grande, transformar a vida do país. E, sobretudo, se desenvolver como seres humanos.”

Para Fabrício Brito, Founder da Deck4, esse primeiro encontro foi apenas o pontapé inicial para as próximas oportunidades. “Hoje eles tiveram a oportunidade de se encontrar com os empregadores e, também, receber as mensagens diretamente da Itália, dos responsáveis pelos setor de recrutamento da frota da Costa Crociere, que é a nossa grande parceira nessa iniciativa. E eles já vem de semanas de uma preparação, focada no desenvolvimento humano, para que eles possam, agora, adquirir esse conhecimento mais técnico dentro da plataforma com professores internacionais e que vai qualificá-los, realmente, para o trabalho pesado que eles vão enfrentar dentro dos navios”, conta.

A CEO da parceira ISMBR, Carolina Coelho Nunes, tem certeza que o projeto vai ser um sucesso, assim como o ano passado. “A gente está muito feliz com o número de jovens, que aumentou bastante”. E ainda deixa um recado para o perfil que a empresa procura: “Nós, da ISMBR e Costa Crociere, esperamos jovens guerreiros, que consigam se qualificar bem e que sejam um sucesso à bordo. Nós queremos tripulantes a bordo com carreira, então, a gente espera que esses jovens possam ser nossos olhos e nosso sucesso à bordo.”

O Sócio do Grupo Peralta, Julio Peralta, tem altas expectativas para a nova etapa do projeto. “Ver a segunda turma se formando é uma alegria enorme. A primeira turma deu certo, 100% da turma embarcou. E ver essa nova turma agora, com 120 jovens interessados em fazer o curso é muito gostoso. A gente vê todo mundo que está embarcado agora chegando na Europa, então são portas que se abrem. Conhecendo novas culturas, conhecendo novas línguas, tendo uma experiência de vida que, talvez, eles não teriam. A expectativa é que essa turma faça o mesmo.”

Para o aluno Alex Santchaltcik, de 19 anos, o clima é de ansiedade e vontade de fazer valer a pena. “Eu não vejo a hora de começar esse projeto, está sendo maravilhoso, eu estou aprendendo muita coisa. A expectativa está sendo maravilhosa para essa oportunidade que o Instituto está nos dando. Vou aproveitar muito essa oportunidade e eu desejo estar, esse ano, embarcado.”

Para João Henrique Rodrigues Sucinad, de 20 anos, o projeto é uma oportunidade para mudar a vida da família. “O principal motivo de eu participar desse projeto é ajudar a minha família. Infelizmente é só o meu pai que trabalha eu moro de aluguel e, se Deus quiser, eu vou terminar o contrato e comprar uma casa para eles, porque eles merecem. Eu tenho muito orgulho dos meus pais e eu quero dar muito orgulho para eles também e mudar de vida. E, com certeza, essa é uma oportunidade única que Deus colocou na minha vida que eu vou aproveitar”. João conta, também, que o INJR foi essencial para construir esse sonho que, sem o projeto, não seria possível ter essa chance.

A aluna Maria Eduarda Santos da Silva, de 17 anos, enxerga o Jovens Tripulantes como uma chance de investir no futuro profissional. “É uma oportunidade de melhorar o meu futuro e poder, mais para frente, criar meus projetos e realizar muitos sonhos. E, se não fosse o Instituto, eu não teria essa oportunidade. Desde que eu sou aluna aqui eu tive muitas oportunidades, mas essa, sem dúvidas, é a maior oportunidade que a gente está tendo aqui dentro do projeto e eu estou muito ansiosa e espero que dê tudo certo e só agradeço ao Instituto e a Deck4 por essa oportunidade.”

Idealizado pela Deck4, maior plataforma de educação à distância para formação de tripulantes de navios do planeta, o Jovens Tripulantes conta com o apoio de empresas como a Shelter Cursos, responsável pelo treinamento de STCW (Curso Básico de Segurança de Navio); a ISMBR, agência de recrutamento e seleção das principais armadoras do mundo.

A parceria entre INJR e Deck4 teve início em agosto de 2021 com a 1ª turma de ex-alunos com idades a partir de 18 anos que passaram pelo Instituto desde 2015. Entre novembro e dezembro, cerca de 70 jovens embarcaram nos navios Costa Fascinosa e Costa Diadema para darem início em suas carreiras a bordo. Agora em abril os alunos que estão embarcados no Costa Fascinosa iniciam a temporada europeia começando a rota por Barcelona, na Espanha.

CAPACITAÇÃO

Após seletivo, os jovens darão início ao curso on-line. Em até seis meses, os alunos serão qualificados nas principais especialidades de tripulante de navio de passageiros, inclusive com ênfase no inglês, com aulas ministradas por diretores, gerentes, supervisores e tripulantes da indústria dos cruzeiros. Durante todo o processo, os jovens também terão aulas e encontros virtuais com profissionais experientes da área de psicologia e orientação vocacional.

Assim que concluírem os módulos específicos (Formação Profissional, Restaurante, Governança, Cozinha e de Bar, além de um módulo completo sobre COVID-19, com as principais diretrizes e protocolos adotados pelas empresas de cruzeiros de todo o mundo), os jovens farão uma avaliação do aprendizado para qualificação à próxima fase.

Uma equipe de orientadores cuidará de toda a preparação dos alunos para as entrevistas reais de emprego com agências recrutadoras oficiais que representam legalmente as armadoras no Brasil.