Pesquisar
Close this search box.

Alunos do Instituto Neymar Jr. do projeto Jovens Tripulantes dão início a quarentena para embarcar em navios da Costa Crociere

14/12/2021

Até bem pouco tempo atrás, jovens moradores do Jardim Glória, em Praia Grande, litoral de São Paulo, não tinham muitas perspectivas de arrumar emprego, muito menos imaginavam poder trilhar uma carreira internacional. Mas  graças a uma parceria firmada entre o Jovens Tripulantes e o Instituto Projeto Neymar Jr., ex-alunos da entidade foram contratados para trabalhar em navios cruzeiros da Costa Crociere, e partirão, já este mês, em busca de novos sonhos e oportunidades. Além de viajar pelo mundo, vão poder aprender novos idiomas e ainda ganhar em dólar ou em euro.

Alunos do Instituto durante última reunião com equipe do INJR, Deck4, ISMBR e Costa Crociere antes de embarque no navio Costa Fascinosa

O Jovens Tripulantes é um projeto social idealizado pela Deck 4, maior plataforma de educação à distância para formação de tripulantes de navios do planeta, que já formou mais de 18 mil profissionais, e conta com o apoio de empresas como o Litoral Plaza Shopping, de Praia Grande, litoral de SP; a Shelter Cursos, responsável pelo treinamento de STCW (Curso Básico de Segurança de Navio); a ISMBR, agência de recrutamento e seleção das principais armadoras do mundo; e a Costa Crociere.

Como parte das exigências para trabalhar em navios de passageiros, os alunos do Instituto que fazem parte do Programa Jovens Tripulantes participaram de um treinamento da Shelter cursos de combate de incêndio e sobrevivência em alto mar.

Alunos do Instituto realizando treinamento de brigada de incêndio promovido pela Shelter

Até agora, 68 jovens do Instituto Neymar Jr. formados pelo projeto já foram aprovados nos processos seletivos para trabalharem a bordo dos cruzeiros da Costa Crociere. No dia 29 de novembro, 33 desses alunos já irão embarcar no Costa Fascinosa e dar início ao trabalho como tripulantes do navio.

Seguindo todos os protocolos internacionais de saúde e as orientações da ANVISA, esses jovens ficarão em quarentena por sete dias antes do embarque. O período de reclusão teve início no dia 22 de novembro, segunda-feira, no Ibis Valongo, onde fizeram testes rápidos para testagem de COVID-19 (Antígeno e PCR) no saguão do hotel. Depois do resultado dos exames, os alunos permanecem isolados em quartos separados por sete dias, sem contato com ninguém.

Alunos em chegada ao hotel para cumprir quarentena antes de embarcar nos navios da Costa Crociere

Durante o período de quarentena no hotel, os primeiros contratados do Jovens Tripulantes pela Costa Crociere terão acesso a um treinamento EAD exclusivo e totalmente personalizado preparado pela Deck4. O objetivo é reforçar todo o conteúdo pedagógico adquirido durante o curso com aulas extras ao vivo sobre vários temas como saúde mental, multiculturalismo, relacionamento interpessoal no trabalho e italiano.

Confira como foram os Exames Oftalmológicos realizados pela Visão Laser, parceira do INJR!

https://www.instagram.com/tv/CWjW6GnFcYN/?utm_medium=copy_link

No dia 29, por volta das 8 da manhã, os  jovens sairão do hotel em carro especial em direção ao Concais – Terminal Marítimo de Passageiros Giusfredo Santini, em Santos, para embarque no Navio Costa Fascinosa. Os demais formandos embarcarão em outros navios da companhia no decorrer dos próximos meses.

Alunos do INJR realizando exames cardiológicos na Angio Corpore, antes de embarcar a trabalho no navio de Cruzeiro, Costa Fascinosa.

Saiba mais:

https://www.institutoneymarjr.org.br/alunos-do-instituto-projeto-neymar-jr-participam-de-primeiro-treinamento-do-programa-jovens-tripulantes/

Em fase final para embarcar e começar a trabalhar nos navios da Costa Crociere, os futuros tripulantes também fizeram exames cardiológicos, graças a uma parceria com a Angio Corpore, exames oftalmológicos, com o Hospital Visão Laser, e os jovens foram vacinados e realizaram exames de sangue na unidade de Santos do Delboni Auriemo, uma das marcas de laboratório da Dasa. Esse trabalho só pode ser feito pela parceria com as empresas parceiras do Instituto Neymar Jr. Foram ministradas vacinas contra febre amarela, sarampo, caxumba, rubéola, hepatite A e febre tifóide, e dentre os exames foram realizados Hemograma, Urina 1, Parasitologia, dentre outros.

Aluno do Projeto Jovens Tripulantes realiza exame de sangue no laboratório Delboni do Grupo Dasa, parceiro do Instituto Neymar Jr.

Para embarcar nos navios, os alunos contaram com uma iniciativa especial do Litoral Plaza Shopping, que presenteou os alunos com malas para a viagem.

Sobre o Jovens Tripulantes

Após um processo seletivo realizado no Instituto  Neymar Jr., em agosto deste ano, 100 jovens deram início ao curso on-line. Em menos de três meses, boa parte dos alunos já tinha finalizado a qualificação nas principais especialidades de tripulante de navio de passageiros, inclusive com ênfase no inglês, com aulas ministradas por diretores, gerentes, supervisores e tripulantes da indústria dos cruzeiros. Durante todo o processo, os jovens também tiveram aulas e encontros virtuais com profissionais experientes da área de psicologia e orientação vocacional.

Assim que concluíram os módulos específicos (Formação Profissional, Restaurante, Governança, Cozinha e de Bar, além de um módulo completo sobre COVID-19, com as principais diretrizes e protocolos adotados pelas empresas de cruzeiros de todo o mundo), os jovens fizeram uma avaliação do aprendizado para qualificação à próxima fase.

Uma equipe de orientadores cuidou de toda a preparação dos alunos para as entrevistas reais de emprego com agências recrutadoras oficiais que representam legalmente as armadoras no Brasil.