Pesquisar
Close this search box.

Brasil faz ‘dobradinha’ em Superfinal do Red Bull Neymar Jr’s Five no Catar

26/05/2022

A Superfinal do Red Bull Neymar Jr’s Five aconteceu, em Doha, no Catar, mas os times brasileiros se sentiram em casa. O país emplacou três times nas finais e teve 100% de aproveitamento, levando o título nas categorias mista, com o Consagrados, e feminina, com o Fortal Bulls. Ao todo, o torneio reuniu nesta quinta edição mais de 60 times de 34 nações em dois dias de competição: 23 e 24 de maio. O mundial de 2022 foi o primeiro longe do Instituto Neymar Jr, que recebeu a final nacional no início do mês. Já o local escolhido para este ano foi a Qatar Foundation, no Catar, país sede da próxima Copa do Mundo FIFA.

Como já é tradição, os campeões ainda tiveram a chance de jogar contra um time formado por Neymar Jr e seus amigos. O craque do PSG e Seleção Brasileira também entrou em quadra com atletas do time global – formado por jogadores de diferentes nacionalidades e escolhidos a partir de uma ação nas redes sociais.

A Superfinal deixou um legado: o X1 é a mais nova instituição do futebol brasileiro. A habilidade no 1 contra 1 fez toda a diferença para definir os campeões.

Na disputa entre as mulheres, Fortal Bulls e Resenha 013 caíram na mesma chave. Campeão mundial em 2018, o Resenha venceu fácil por 5 a 0. As duas equipes avançaram ao mata-mata, venceram seus jogos de quartas e semifinais, e se reencontraram na decisão, a primeira entre times do mesmo país.

Bem diferente do que aconteceu na fase de grupos, o duelo que valia o título foi bem equilibrado. Com o 0 a 0 no tempo normal, a definição foi para o X1. Fran Ferrari, capitã do Fortal, colocou a bola junto à parede, ganhou na corrida de Ivana e fez o gol do título.

“É uma sensação indescritível, única. Nenhuma de nós esperava um dia passar por isso”, disse Francesca Ferrari, capitã do Fortal Bulls.

No misto, o Consagrados teve dificuldades na fase de grupos, perdendo para a Holanda. Mas a equipe de Lucaneta reagiu e cresceu no mata-mata. Na final, novo cruzamento com os holandeses. A partida foi tensa, com os europeus saindo na frente a três minutos do apito final. No lance seguinte, porém, Léo Costa deixou tudo igual. Ygor foi o escolhido para o X1 e não fez cerimônia: na saída de bola, ele limpou a marcação e fez o gol do campeonato.

Tradição desde a primeira edição do Red Bull Neymar Jr’s Five, em 2016, Neymar Jr. participou dos ‘amistosos de luxo’ contra os campeões. No primeiro jogo, diante do Consagrados, Ney juntou seus parças e foi destaque, marcando dois gols, um deles com o peito. O craque voltou a campo contra o Fortal Bulls e atuou mais como armador, distribuindo o jogo e dando assistência pra gol.