Pesquisar
Close this search box.

Técnico de futebol Marcelo Fernandes fala sobre experiência em Barcelona

23/01/2017

 

Há dez dias acompanhando a rotina dos atletas e da equipe técnica do FC Barcelona, Marcelo Fernandes retornará ao Brasil na próxima semana com a bagagem carregada de novas experiências. A viagem, intermediada por Neymar da Silva Santos, sócio proprietário da NN Consultoria, empresa responsável pela gestão de carreira do técnico, será essencial para a atualização do seu trabalho.

“Está sendo ótimo aqui. Um aprendizado maravilhoso. Vou cedo todo dia para o Barcelona e quando não tem treino da primeira equipe eu acompanho os outros times como o sub 20 e a equipe B. A completa integração entre todas as categorias do clube, tanto na filosofia do jogo como na troca de informações entre as comissões técnicas, chamaram muito a minha atenção”, conta Marcelo que também acrescenta que esta é uma experiência única e uma grande oportunidade para diversificar e somar na sua carreira como treinador.

 

Marcelo acompanha os métodos de treinamento do FC Barcelona e todas as suas variações táticas, analisa a condução de grupo, tem contato com a equipe técnica e com o técnico Luis Enrique, e observa o trabalho de grandes craques como Neymar Jr., Messi, Suárez, Rakitic e Iniesta e o profissionalismo que permeia as relações entre os atletas do grupo. “É gratificante demais ver tudo isso todo dia, o entrosamento deles e a estrutura que o Barcelona oferece para eles desempenharem aquilo que tem de melhor no futebol”, diz.

Aliás, o contato com Neymar Jr. é mais especial e antigo. Marcelo Fernandes trabalhou com o atleta de 2011 a 2013 no Santos FC. “Tenho um prazer enorme de ter trabalhado com o Neymar Jr. e um prazer enorme em estar fazendo esse estágio no Barcelona e vendo esse menino de ouro, maduro, completamente concentrado, profissional, um ídolo dando muito bem conta do recado. Ele, para mim, não chegou ainda nem na metade do que ele pode fazer. Com certeza ele ainda vai dar muitas alegrias não só para o Barcelona, mas para o futebol brasileiro também”.   

Marcelo também reencontrou antigos amigos em Barcelona como o preparador físico Ricardo Rosa e o fisioterapeuta Rafael Martini, eles trabalharam juntos no Santos FC e aproveitaram o encontro para trocar experiências. Atualmente, tanto Ricardo quanto Rafael trabalham com Neymar Jr. na Espanha realizando um trabalho adicional com o atleta. “A NN Consultoria montou uma estrutura incrível para o atleta. Trouxe profissionais de excelente gabarito para deixar o Neymar Jr. inteiro para que possa sempre exercer a sua profissão da melhor forma possível”, explica Marcelo.

Após a experiência, a expectativa de colocar tudo em prática assim que voltar ao Santos FC, é um dos objetivos de Marcelo. “Eu tenho o prazer de estar vivenciando tudo isso nesses dias, porque não é todo mundo que pode ter uma oportunidade como essa e eu agradeço a Deus, a NN Consultoria, o Neymar Pai e o Santos FC que me liberou para que eu pudesse vir desfrutar isso que estou desfrutando e que com certeza vai acrescentar muito na minha carreira”, finaliza Marcelo que retorna ao Brasil no dia 2 de novembro.